Translate

Pesquise no blog

19 de jan. de 2012

VEGETARIANISMO e ESPIRITUALIDADE



"Não se é grande por ferir ou vencer outros seres vivos. É-se grande por evitar vencer ou ferir outros seres vivos." Buddha em Dhammapada

"Quem é gentil para com as criaturas de Deus é gentil para com ele próprio."  Mohammed

"Não existe animal na terra ou criatura voadora com duas asas, mas são como pessoas para ti."  Al-Qurão

"Se um homem comer carne, ele tomará as qualidades do animal que comer (...) e uma vez que essas qualidades entram, a raiva do homem, a sua ansiedade e as suas qualidades animais aumentarão (...) se ele não matar nada dentro dele próprio, não matará nada fora dele." Sua Santidade Islâmica M. R. Bawa Muhaiyaddeen

"Nada beneficiará mais a saúde humana ou aumentará mais as hipóteses de sobrevivência na terra como a evolução para uma dieta vegetariana."  Albert Einstein

"O tempo chegará onde homens como eu olharão para a matança dos animais como olham agora para a matança dos homens."  Leonardo da Vinci

"Sinto que o progresso espiritual pede, a certo momento, que deixemos de matar as nossas criaturas companheiras para satisfazer os desejos dos nossos corpos"  Mahatma Gandhi

"Se alguém me oferecer com amor uma folha, uma flor, fruta ou água, aceitarei."  (Bhagavad Gita, 9.26)

É muito inspirador ler estas sabedorias vindas de perspectivas tão diferentes que em vez de justificar o vegetarianismo dogmaticamente, imploram aos nossos corações o lado mais profundo da nutrição e da sua importância na sociedade moderna.

A nutrição não é apenas o assunto daquilo que comemos às refeições. Além dos nutrientes, a comida contém cheiros, cores e partículas invisíveias que atraem luz pura que é tão essencial para a nossa alegria e bem-estar.

A escolha que fazemos é sempre significativa. A diferença entre a comida vegetariana e as carnes animais está na quantidade de luz solar que elas contêm. As frutas e os vegetais estão tão impregnados de luz solar que se poderia apelidá-las de formas condensadas de luz.

Para desenvolver as qualidades do coração, além de comer em paz, é preciso comer com consciência. 

Isto quer dizer trazer luz, comer luz, luz concentrada que contém os sons magníficos que ligam os nossos corações aos ritmos e aos aspectos invisíveis do Universo. 

Isto atrai a luminosidade para o nosso ser, especialmente aos nossos pensamentos e emoções; não só hoje mas através de toda a nossa experiência existencial neste plano material. O seu futuro depende daquilo que come e de como o come. O corpo é o seu templo, cada ação dentro do templo, feita com intenção consciente, cria um resultado mais harmonioso. 

À medida que obtém mais e melhores partículas para substituir aquilo que agarra as antigas e limitativas partículas que coloriam a sua experiência deste Universo extático, a transcendência toma lugar.

As qualidades físicas da sua comida transforma não só as suas emoções e a sua mente mas também a sua personalidade e aparência. Tudo está impregnado de forças e se torna mais puro e subtil à medida que atingem os mais elevados planos de luz que existem aqui neste mundo físico.

Este mundo tem uma natureza espiritual que transcende vidas e limitações na pureza das suas qualidades mais abertas e luminosas. O segredo para abrir a caixa do tesouro da alimentação é o amor e a compaixão atingindos dentro da sua própria consciência. O tesouro é o sol condensado em partículas que pode enviar a cada centro dos seus corpos.

Este sinal essencial do amor mostra-lhe que a compaixão torna-se curativa no mais amplo dos sentidos, ao nível mais profundo.

Todas as pessoas com as quais entrar em contacto serão tocadas pela sua presença e afetadas pela paz curativa que emana.

Isto quebra o ciclo de ação e reação. Você torna-se luz no mundo, um reflexo da consciência na sua forma mais pura, iluminando a inconsciência à medida que ela se dissolve à luz da sua nova experiência.

A qualidade da sua consciência neste preciso momento determina a sua experiência no futuro. Genere e crie consciência de luz suficiente e sinta a vivência elevada para que reconheça e abrace a sua verdade a partir do espaço da consciência pura.

Aprofunde a fonte da sua experiência, onde a teoria e a especulação não têm mais voz, mas onde a sua experiência interior fala com autoridade.

Tal dieta exclui carne, peixe, aves, ovos e comidas rafinadas tais como açúcar branco, farinha branca, comidas processadas e/ou ultra-congeladas. Deste modo, o enfoque será mais posto em frutas e vegetais frescos da estação e/ou biológicos. 

Está é uma maneira de se ligar aos ritmos e ciclos da Natureza para que se possa harmonizar com ela.

Eu vejo a Natureza como um guia omnipresente e uma referência de como os seres humanos podem viver em harmonia neste planeta. Muitas vezes falo de religiões e tradições espirituais que mencionam este ponto importante que foi negligenciado ou até tranformado através dos tempos. 

Para aqueles que têm inclinações religiosas, poderão tomar nota que na Bíblia, por exemplo, na Gênese 1:29 podemos ler "E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto de árvores que da semente, ser-vos-á para mantimento."

No Antigo Testamento ou Torah, podemos observar que é uma das primeiras leis sobre a dieta onde não existe nenhuma indicação para comer animais, pelo contrário, no Éxodo 20:13, um dos Dez Mandamentos afirma "Não matarás".

No Jainismo, ahimsa, a doutrina de não violência, é um tema central. Graças a isso, os Jains mantiveram um forte estilo de vida vegetariano através da história.


Fonte: Vista-se
http://despertardegaia.blogspot.com/

...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post ? Comente !

O visitante tem liberdade para se expressar sobre os temas ou assuntos publicados neste Blog, porém não serão aceitos:

1. Comentários considerados difamatórios e ofensivos, contendo linguagem imprópria e deselegante;

2. Comentários que, por sua publicação repetitiva, tenham a intenção de “boicotar” o tema em foco;

3. Comentários referentes a artigos reproduzidos de outras fontes e direcionados aos autores, bem como não serão reencaminhados à fonte original, sempre citada no blog.

4. Comentários contendo Links promocionais de sites ou blogs. E-mails pessoais, telefones de contato.

5. Comentários Anônimos.

Tentarei responder seu comentário mediante disponibilidade de tempo.

Obrigado ! Paz e Luz em Gaia

...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

♥ Postagens Populares