Translate

Pesquise no blog

1 de nov de 2012

COMO SÃO AS COMEMORAÇÕES DE NATAL EM OUTROS PAÍSES?

Portugal
O prato principal da ceia é o bacalhau, seguido por arroz de polvo. O doce mais tradicional do Natal português é a rabanada.

Crianças deixam um sapato num lugar escolhido estrategicamente para que Papai Noel coloque os presentes, que poderão ser abertos somente no dia 25.

Na ceia, comem ainda o bolo-rei, um pão de frutas que contém um presente dentro e é a grande diversão das crianças. Feliz Natal em Portugal: Boas Festas!



Estados Unidos
O Natal americano é rico em cor e brilho, e as decorações das lojas e Shopping Centers são conhecidas em todo o mundo. Nas casas, a decoração é feita com lâmpadas coloridas, bonecos de neve, velas vermelhas e guirlandas.

As crianças penduram meias perto da lareira para esperar a chegada do velhinho barbudo. Na véspera de Natal vizinhos se unem para cantar "Christmas Carols" (canções de Natal), mostrando o espirito de confraternizacao. Os presentes são abertos na manhã do dia 25. O prato típico é peru recheado acompanhado de frutas tropicais. Feliz Natal nos EUA: Merry Christmas! 

Suécia
As festas começam no dia 6 de dezembro, dia de São Nicolau.

Nesta data, as crianças escrevem suas cartas com pedidos, que São Nicolau troca por um saquinho de balas ou nozes.

Na noite de Natal, a filha mais velha veste-se de branco, com uma grinalda de folhas verdes com sete velas acesas na cabeça, e serve café com bolinhos para todas as pessoas de sua família. Feliz Natal na Suécia: God Jul!

China
As casas são iluminadas com lanternas de papel, árvores de Natal, correntes e flores também de papel. Como nos EUA, as crianças chinesas também penduram meias à espera de presentes.

O bom velhinho é chamado de Dun Lhe dao Ren, que significa ‘’velho Natal’. Mas como a maioria dos chineses não é cristã, a maior festa ainda é o Ano Novo Chinês, comemorado só no final de janeiro. Nessa data as criancas recebem roupas e brinquedos novos e são servidos pratos especiais. Em homenagem aos ancestrais, retratos e pinturas de familiares que já se foram são colocadas na principal peça da casa para serem vistos e lembrados. Feliz Natal na China: Sheng Tan Kuai Loh (mandarín), Gun Tso Sun Tan'Gung Haw Sun (cantonés)

Itália
A entrega dos presentes é feita só no dia 6 de janeiro, Dia de Reis, em lembrança a visita dos Reis Magos ao menino Jesus. Em todas as igrejas são montados presépios.

Na ceia são servidos peixes e massas. As crianças esperam a visita da Befana (foto), que traz presentes para os bons e castigo para os maus meninos. Segundo a lenda, os Reis Magos pararam durante a ida ate Belém e pediram comida e abrigo a uma velha senhora, que negou ajuda.

Eles seguiram a viagem com fome e cansados. A velha senhora arrepende-se, mas os Reis Magos já estavam longe. A lenda conta que A Befana ainda vaga pelo mundo procurando o menino Jesus, sob várias formas: uma rainha, uma fada, uma velha ou uma bruxa. Feliz Natal na Itália: Buon Natale! 

Japão
O Natal não é muito difundido, mas os japoneses abraçaram o ritual de troca de presentes, costume muito apreciado na cultura japonesa. Os japoneses enfeitam as casas, cantam músicas e servem peru.

Outro hábito também terminou por encontrar abrigo entre os japonenses: como as bonecas sempre foram muito valorizadas em suas tradições, o presépio encantou os japoneses – especialmente as meninas, que gostam de montar os seus próprios presépios. Feliz Natal no Japão: Shinnen omedeto. Kurisumasu Omedeto!

França
Os franceses cultivam a tradição da reconciliação no Natal, em que as pessoas visitam a casa de um inimigo para lhe pedir perdão. A reconciliação é, então, brindada com vinho.

Para a ceia, cada região tem o seu prato tradicional: na Acácia, o prato principal é o ganso. Na Burgumdia, o peru com nozes e, para os parisienses, Natal é sinônimo de ostras e faie gras.

O doce típico é o buche (foto), feito de marzipã, coberto com chocolate e em forma de tronco de árvore. Nas creches, as crianças representam cenas da vida de Jesus e dos santos. Feliz Natal na França: Joyeux Noel! 

Canadá
Em certas regiões, jovens se fantasiam e vão de porta em porta visitar doentes e idosos.

Também tocam instrumentos e cantam nas ruas. 
Na véspera, fazem uma ceia composta de peixes. 
Feliz Natal no Canadá: Merry Christmas!




Equador
Em várias regiões os presépios são feitos com representação indígena. O povo mantém uma tradição religiosa muito acentuada. Feliz Natal no Equador: Feliz Navidad

Argentina
No interior, as famílias se reúnem e fazem a ceia ao ar livre, nos quintais, ao redor das churrasqueiras. Feliz Natal na Argentina: Feliz Navidad

México
Além da troca de presentes, a população realiza procissões para relembrar os difíceis acontecimentos que antecederam o nascimento de Jesus. Como a ida da sagrada família de Nazaré para Belém levou nove dias, as procissões começam nove dias antes do Natal.Feliz Natal no México: Feliz Navidad

Venezuela
As crianças da capital venezuelana costumam ir à primeira missa, a Missa de Agrinalda, de patins. Em muitos bairros , chega-se a fechar as ruas para os carros até cerca de oito horas da manhã , para liberar a passagem das crianças. O curioso é que na noite anterior à missa, muitas delas amarram um barbante no dedão do pé e colocam a outra extremidade do barbante pendurado para a fora da janela. Assim, os primeiros patinadores que passam para ir para a missa vão dando um puxão nos barbantes para acordar as mais preguiçosas. Feliz Natal na Venezuela: Feliz Navidad


Índia
A árvore de natal indiana não é o pinheiro, mas plantas nativas do país: árvores de manga e bananeiras são enfeitadas. As casas são decoradas com folhas de mangueira. Lâmpadas de argila acesas com óleo são usadas na decoração natalina. 
Feliz Natal na Índia: Shub Naya Baras! 



Belém (Bethlehem)
Na cidade onde Jesus nasceu, o Natal é comemorado com peregrinos e tribos árabes da região, que se ajoelham na cripta da capela dos franciscanos para adorar o berço de Jesus, que é conservado na igreja e montado apenas na noite de 24 para 25 de dezembro. Depois que termina a missa, os franciscanos oferecem uma ceia aos peregrinos: apenas pão preto acompanhado de vinho. Feliz Natal em Bethlehem : Mo'adim Lesimkha

Polônia
Na ceia não se come carne vermelha, mas sim peixes, acompanhados de vinho branco, sopa de cogumelo, pão, doces de mel e torta de sementes de papoula. Depois que a família senta-se à mesa, somente a dona de casa se levanta para servir as iguarias. À meia noite, os poloneses assistem a missa do galo. No dia 25, a festa começa no café da manhã, quando pode ser servido presunto e carnes a vontade. Este desjejum é a refeição mais festiva do dia. Já os presentes são trocados em seis de dezembro, dia de São Nicolau. Feliz Natal na Polônia: Boze Narodzenie







... Como vimos, muita troca de presentes, muita "comilança" e pouco Jesus !



http://despertardegaia.blogspot.com/

...

2 comentários:

  1. Adorei essa sua idéia de nos mostrar o Natal em outros países,fiquei encantada.
    Sabia que tinha diferenças do nosso, mas não as conhecia.
    Parabéns pela idéia e pelo blog, que adoro, te visito sempre que posso.
    Bjus..
    Feliz Natal!, nunca esquecendo do aniversariante!
    Jesus !
    Dionete
    conversasreflexoesedesabafos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. @Eu...zinha

    Obrigado pelas visitas e fico feliz que esteja curtindo o blog !

    Paz e Luz !

    Angel

    ResponderExcluir

Gostou do post ? Comente !

O visitante tem liberdade para se expressar sobre os temas ou assuntos publicados neste Blog, porém não serão aceitos:

1. Comentários considerados difamatórios e ofensivos, contendo linguagem imprópria e deselegante;

2. Comentários que, por sua publicação repetitiva, tenham a intenção de “boicotar” o tema em foco;

3. Comentários referentes a artigos reproduzidos de outras fontes e direcionados aos autores, bem como não serão reencaminhados à fonte original, sempre citada no blog.

4. Comentários contendo Links promocionais de sites ou blogs. E-mails pessoais, telefones de contato.

5. Comentários Anônimos.

Tentarei responder seu comentário mediante disponibilidade de tempo.

Obrigado ! Paz e Luz em Gaia

...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

♥ Postagens Recentes

♥ Postagens Populares

Comentários Recentes


X Files - Maravilhoso e Atemporal - Assista, clique:

Alienígenas do Passado - Todas Temporadas Assista, clique: