O vinagre de maçã tem sido usado em muitos lugares como terapia (ou auxiliar terapêutico) contra muitos distúrbios, pois auxilia nosso metabolismo a atingir um melhor balanço de vitaminas, minerais e enzimas.
Introdução
Uma das funções do Potássio no nosso organismo é manter os tecidos macios e maleáveis. Potássio é para os tecidos moles, o que o Cálcio é para os tecidos duros, os ossos. O endurecimento das artérias ocorre mais freqüentemente na presença de sangue pobre em Potássio.
Assim sendo, a nossa vida, o nosso metabolismo necessita de um balanço de vitaminas, minerais e enzimas, sendo que o vinagre de maçã é uma excelente fonte de todos esses, inclusive do mineral-chave, o Potássio.
Conclui-se então que o Potássio na sua forma natural fornece traços de nutrição em uma fórmula combinada, compatível com as nossas necessidades.
O uso de drogas sintéticas produz substâncias muito mais potentes que são capazes de ocasionar sérios riscos, inclusive a morte se a eliminação da droga é diminuída ou a função dos rins está prejudicada.
Para assegurar níveis saudáveis de Potássio no seu organismo, inclua diariamente na sua dieta frutas frescas, frutas secas, damascos, uva passa, ameixa seca, uvas, framboesas, amoras, bananas, melão, vegetais folhosos, vegetais crus, alho, salsinha, agrião, batatas (com a pele e sem agrotóxico), abóbora, nabo, mel, melado, e vinagre de maçã.
Esta reforma na alimentação é necessária principalmente se diuréticos estão sendo usados diariamente para reduzir a pressão arterial ou por outro motivo, pois o aumento da diurese reduz os níveis de minerais, em especial do Potássio.
O vinagre de maçã, por ser um alimento básico afeta o equilíbrio ácido-básico do nosso organismo. Os ácidos orgânicos são oxidados no organismo fornecendo energia e resíduos alcalinos no sangue.
A rica fonte de elementos formadores de resíduos alcalinos, Potássio, Cálcio, Magnésio, Fósforo, Cloro, Sódio, Enxofre, Ferro, Flúor, Silício, juntamente com outros minerais traços presentes na maçã ajudam a formar uma urina menos ácida.
A maçã protege o corpo contra a acidose e ajuda contra a indigestão, gota, úlcera e gases, sendo que estas propriedades não são perdidas no vinagre de maçã.
A maçã pode ser considerada uma das frutas que mais traz saúde aos indivíduos.
Para explicar o funcionamento do vinagre de maçã não existe apenas uma resposta, e sim várias. Estudos demonstram melhora de quadros como a obesidade e asma, muito freqüentes na nossa população.
Um estudo demonstrou um outro resultado: o ácido málico encontrado nas maçãs dissolve depósitos de Cálcio e os resíduos alcalinos produzidos pelo vinagre, ajudam na melhora de gripes, resfriados, infecções virais e ressacas.
Também existem estudos que relacionam o vinagre de maçã com a cura da artrite, reumatismo e pedras nos rins.
O vinagre de maçã é usado para diversos distúrbios, enumerados abaixo e melhor explicados a seguir:
- favorece a oxidação do sangue;
- ajuda a prevenir a putrefação intestinal;
- regula o metabolismo do Cálcio;
- retarda o início do envelhecimento;
- afeta o sangue, auxiliando na sua melhor consistência;
- regula a menstruação e é muito saudável para mulheres;
- controla e previne a obesidade;
- promove a digestão (vinagre de maçã leva a um balanço dos sucos digestivos, melhor do que qualquer outro líquido).
Deve-se lembrar que o vinagre de maçã a ser tomado tem que ser de boa qualidade para fazer efeito. Só assim ele poderá melhorar o metabolismo e aumentar a saúde.
Médicos estão sendo (ou deveriam ser) melhor treinados para usar a Nutrição como um tratamento de cura de doenças.
Efeitos na Obesidade
Nos estudos que envolvem a obesidade, muitas lacunas ainda estão sendo preenchidas ou sem preenchimento. Por exemplo, nem todas as pessoas que são obesas comeram demais. O vinagre de maçã poderia ser uma dessas lacunas que poderiam auxiliar na prevenção e tratamento da obesidade.
Algumas causas que podem levar à obesidade são: defeitos nas glândulas endócrinas, ingestão de bebidas alcoólicas (indivíduo incha, porque os tecidos ficam repletos de líquido), alguns medicamentos, intoxicação por Arsênico ou Mercúrio, vida sedentária, excesso de alimentação, excesso de consumo de produtos doces, mas a causa principal da obesidade é a oxidação insuficiente do sangue. E o vinagre de maçã, como já foi descrito anteriormente, conduz a esta oxidação do sangue.
Modo de uso: 2 colheres de chá de vinagre de maçã em um copo de água tomado pela manhã, em jejum. Para alcançar o efeito desejado, deve ser continuado por um longo período. Não se pode esperar que a obesidade desapareça em 24 horas, mas o organismo precisa sim de um tempo para reajustá-lo.
Nos casos mais severos, o vinagre de maçã também pode ser tomado, como indicado acima, durante as principais refeições (lentamente, para que o término do copo coincida com o término da refeição), além do copo da manhã. Esta ingestão, além dos outros efeitos, modifica o desejo de comer demais e promove a digestão.
Calcificação:
Quando levamos em consideração mulheres mais jovens, pode ocorrer um aumento nos seus pesos apesar de exames demonstrarem menos gordura, pois ocorre um aumento da deposição do Cálcio nos seus ossos devido ao aumento do seu metabolismo. Também os dentes ficam mais fortalecidos.
Efeitos no Sangue
1) Hemofilia:
O consumo do vinagre de maçã como indicado anteriormente, favorece a coagulação do sangue, onde ela encontra-se reduzida, como no caso dos Hemofílicos.
Expoentes da Medicina sabem que a Hemofilia ocorre quando existe uma deficiência de fosfato de potássio, fosfato de ferro e cloreto de sódio no sangue. Então, o vinagre de maçã favorece a assimilação destes sais, especialmente se são acrescentadas 2 colheres de chá de mel à bebida.
O vinagre de maçã tem um efeito adrenalina-símile, ou seja, parecido com a adrenalina, explicando o poder de parar sangramentos.
2) Pós/Pré-Cirurgias:
O processo de cura pode ser acelerado se o paciente tomar 2 colheres de chá de vinagre de maçã em meio copo ou copo inteiro durante cada refeição. Este tratamento deve ser continuado por duas ou mais semanas após a cirurgia.
Também em cirurgias eletivas, quando estas são marcadas antecipadamente, como uma retirada de amígdalas ou pólipos, o uso de vinagre de maçã no mês anterior tende a reduzir o sangramento durante a cirurgia (vale à pena lembrar que cirurgias de retirada de amígdalas e de pólipos podem ser evitadas se houver uma boa ingestão de minerais, já que estes problemas podem indicar deficiências em certos minerais e a ingestão do vinagre de maçã melhora o metabolismo do corpo).
3) Menstruação:
Em casos de menstruação muito intensa, o tratamento com vinagre de maçã vai reduzir o fluxo em, aproximadamente, 50%, tornando-se normal. A quantidade de coágulos formados também será reduzida. Isso pode parecer uma contradição quando lembramos que o vinagre de maçã era indicado para aumentar a coagulação do sangue. Mas aí está a mágica do vinagre: sua ação normaliza anormalidades.
Em alguns casos, o tratamento do vinagre de maçã pode atrasar o início da menstruação em alguns dias. Caso isso aconteça, deve-se cessar o tratamento 3 ou 4 dias antes da data esperada para o início da menstruação, sendo que o tratamento pode ser continuado após o início da menstruação.
4) Pequenas Hemorragias e Cortes:
Vinagre de maçã é indicado em casos onde a cicatrização não ocorre tão facilmente. Nestes casos, deve-se tomar 2 colheres de chá de vinagre de maçã em meio ou 1 copo de água durante as refeições e entre elas, totalizando 6 copos. O vinagre de maçã com água também pode ser aplicado 1 vez sobre a ferida.
Nos freqüentes casos de sangramento nasal, a ingestão do vinagre de maçã diluído durante as refeições cessará em breve este problema. O mesmo tratamento também é indicado em caso de hemorragias de pequeno porte (trato respiratório ou gastrointestinal) para prevenir hemorragias futuras até a causa da hemorragia ser descoberta.
Efeito nos Olhos
Normalmente quando temos um problema de dificuldade de visão ou sensibilidade aumentada à luz forte, vamos ao oculista que nos prescreve óculos fortes. Ele acaba por combater a conseqüência e não a causa do problema.
A maioria dos problemas oculares são resultados de um metabolismo deficiente. Por exemplo, a catarata é desenvolvida em casos de deficiência de fluoreto de cálcio, fosfato de potássio e silício no organismo.
Não queremos dizer que o vinagre de maçã é específico para a catarata, mas sim que onde um metabolismo perfeito acontece, as chances de uma destas condições ocorrer é bem reduzida. Assim, o tratamento com vinagre de maçã melhora a visão por aumentar o metabolismo.
Em casos de desconforto durante leitura ou sensibilidade à luz, deve-se tomar o vinagre de maçã diluído durante as refeições, o que provavelmente diminuirá estes problemas após 1 ou 2 meses.
O tratamento cria um novo ambiente bioquímico para o organismo, tornando possível que a vitamina A, bastante necessária nos olhos, possa exercer melhor sua função.
O efeito é ainda aumentado com a adição de 2 colheres de chá de mel, pois além de conter muitas vitaminas, também contêm muitos sais minerais, entre eles Potássio e Silício.
Ouvido
Redução da audição deve ser tratada na seguinte forma: ingestão de 1 colher de chá de vinagre de maçã no meio da manhã e outra no meio da tarde.
É interessante observar que a cura da surdez pode se processar via oral, pois considera-se que o ouvido faz parte do corpo humano como um todo. Mais uma vez, falhas na audição refletem em defeitos no metabolismo.
Nariz
Quando estamos com o nariz congestionado, podemos usar o vinagre de maçã como um inalante: 5cm de vinagre de maçã em uma vasilha no fogão, até começar a evaporar. O vapor deve, então, ser inalado.
Após isso, a passagem nasal vai continuar descongestionada durante 12 ou 24 horas. Se necessário, repetir a inalação. Os efeitos do tratamento são: remover a congestão, reduzir a inflamação da mucosa e matar as bactérias malignas. Caso a inalação com o vinagre de maçã for muito forte e não for tolerado, pode-se adicionar um pouco de água.
Paralelamente, deve-se usar o vinagre de maçã diluído durante as refeições, ou quando convier, para acelerar a cura.
Dor de Garganta
Todas as evidências indicam que a dor de garganta, mesmo a causada pelo Streptococcus sp, pode ser curada muito rapidamente – às vezes em 1 dia apenas – usando-se gargarejo de vinagre de maçã.
Lembramos aqui que o uso indiscriminado de antibióticos pode ter efeitos muito indesejáveis. Para o gargarejo, procede-se como a seguir: adiciona-se 1 colher de chá de vinagre de maçã em 1 copo de água.
O paciente deve fazer gargarejos a cada 1 hora com um pouco da mistura. Uma segunda quantidade deve ser pega para novamente fazer um gargarejo, engolindo a solução logo após. Esse procedimento deve ser repetido à cada 1 hora do dia e até mesmo durante a noite, quando o paciente não estiver conseguindo dormir.
Quando o paciente melhorar, os intervalos devem ser espaçados para cada 2 horas. Quando o paciente sarar, é indicado que ele continue fazendo gargarejos após as refeições durante alguns dias, para assegurar-se que o problema não irá voltar.
Tosse “noturna”
Na maioria dos casos as pastilhas para a garganta ou outras medidas não resultam em melhora do paciente. A maioria dos médicos prescreve compostos com analgésicos, que muitas vezes têm efeitos colaterais. O tratamento com vinagre de maçã é efetivo e não têm efeitos colaterais.
Adiciona-se 1 ou 2 colheres de chá de vinagre de maçã em 1 copo de água e deixe-o ao lado da cama. Quando a tosse ocorrer, tome alguns goles da mistura, após a qual a tosse vai melhorar rapidamente, deixando o paciente apto para dormir.
Laringite
Este tratamento pode ser usado tanto para prevenção (em pessoas que costumam ter esta doença com freqüência), quanto para melhora da faringite: 1 colher de chá de vinagre de maçã em meio copo de água a cada 1 hora, durante 7 horas. Após a 7ª hora, o paciente já deverá estar conseguindo falar normalmente.
Asma
Nos casos moderados de asma, naqueles que somente ocorrem à noite é indicado: adicione 1 colher de sopa de vinagre de maçã em 1 copo de água. Esta quantidade deve ser tomada aos poucos durante meia hora. O paciente deve, então, descansar meia hora e repetir o processo. Caso a falta de ar ainda persista, um outro copo da mistura deverá ser tomado lentamente.
Nos casos severos de asma é aconselhável consultar um naturopata, haja visto que os médicos mais convencionais tratam a causa, mas não o efeito. Normalmente estes casos mais severos de asma são uma supressão de uma doença de pele.
Exercícios de respiração são muito indicados. Respirações profundas devem ser praticadas gradualmente e de preferência todos os dias. Estes exercícios, aliados com o tratamento com vinagre de maçã e um tratamento da causa do problema são suficientes para curar a asma.
Vigor Mental
Para combater o envelhecimento e perda do vigor mental pode-se usar o vinagre de maçã diluído ou tomar pelo menos 2 copos de sidra todo dia. Porém, nem sempre a qualidade da sidra que encontramos é garantida, sendo que devemos optar pelo uso do vinagre de maçã diluído, pois contêm os mesmos elementos curativos e é muito mais barato.
Devemos lembrar aqui que o vinagre de maçã diluído tem um efeito no metabolismo dos indivíduos, restabelecendo seu equilíbrio. Inclusive o vinagre de maçã diluído pode restaurar o vigor mental e físico até mesmo nos casos onde estes já tiverem sido perdidos (o autor refere-se neste momento a pessoas que recentemente aderiram ao hábito de tomar vinagre de maçã diluído e não àquelas que o introduziram-no como hábito há algum tempo atrás).
A memória também é melhorada. Baseado em observações, o autor relata que o esquecimento das pessoas mais velhas era reduzido parcialmente ou completamente após a adesão de tomar 1 colher de chá de vinagre de maçã diluído em 1 copo de água, durante ou entre as refeições, como for melhor para o paciente.
Algumas pessoas têm relatado que a ingestão do vinagre de maçã diluído durante a refeição causa indigestão. Mas, se ele for tomado vagarosamente (e não rapidamente) durante as refeições ele raramente causará indigestão devido à razão já mencionada anteriormente, de levar ao equilíbrio os sucos gástricos melhor do que qualquer outro líquido.
Trato Gastrointestinal
Indica-se a ingestão de uma maçã em casos de náuseas após fumar um charuto ou cachimbo muito forte. Assim, o vinagre feito a partir das maçãs ajuda na cura de diversos problemas digestivos se tomado como já explicado anteriormente.
Intoxicação Alimentar
Os pacientes devem ingerir 1-2 colheres de chá, de 5 em 5 minutos, da seguinte mistura: 1 colher de chá de vinagre de maçã diluído em 1 copo de água. Esse procedimento é repetido quantas vezes for necessário. Porém, o conteúdo todo do copo não deve ser tomado de uma vez só, pois o estômago está sensível devido ao estado do paciente e não vai tolerar esta quantidade. Apenas pequenas quantidades da mistura serão toleradas.
Quando uma melhora já for observada, os intervalos entre os goles podem ser espaçados. Normalmente, os sintomas já desaparecem após 12 horas de tratamento. Porém, o tratamento deve ser continuado com o consumo de vinagre de maçã diluído durante as refeições de alguns dias depois, para completar a cura.
Diarréia
Diarréia é um mecanismo de defesa do organismo contra um veneno. Porém, quando é continuada por um tempo maior, medidas precisam ser tomadas para não enfraquecer muito o paciente. Normalmente os médicos ortodoxos prescrevem drogas que vão obstipar o paciente depois da cura da diarréia. Mais uma vez, esses remédios tratam o efeito e não a causa do problema.
Caso a diarréia não seja conseqüência de um problema mais sério, ela pode ser curada em pouco tempo com o tratamento de vinagre de maçã: 1 colher de chá de vinagre em 1 copo de água para ser tomado durante as refeições e também no meio da manhã, no meio da tarde e antes de dormir, independente da idade do paciente. Não têm contra-indicações e pode ser dado para crianças de apenas 3 anos.
É um anticéptico para o intestino e todo o trato gastrointestinal, inclusive sendo usado em animais. Por exemplo, uma diarréia grave em bezerros, que poderia facilmente levá-los à morte, foi tratada administrando-se 180 ml de vinagre de maçã em mesma quantidade de água via oral.
Anticéptico
O vinagre de maçã possui propriedades anticépticas, destruindo bactérias maléficas, aquelas responsáveis pelas reações de apodrecimento no nosso organismo, resultando em gases, fezes e urina sem odor forte.
Hoje em dia ter um intestino limpo, saudável é um pré-requisito para a boa saúde e vigor. E a prova de um intestino limpo é determinada por gases e excretas sem odor. Onde existe odor, normalmente também há putrefação intestinal.
Porém, podemos ter situações isoladas que produzem odores mais acentuados nas excretas, como, por exemplo, após comer um ovo que não seja muito fresco, cebolas cruas (devido ao seu conteúdo de Enxofre) e repolho. Mas, uma situação permanente de putrefação intestinal é até uma ofensa para a própria pessoa.
Putrefação e Decomposição são quase sinônimos, sendo que a decomposição é a primeira causa de doenças e, por isso, a melhor maneira de se curar doenças é achar uma substância que previne a decomposição. Dr. Henry Smalpage de Sidney defende o Fósforo como esta substância. Assim, maçãs contêm Fósforo, e, portanto, o vinagre de maçã também o possui.
Portanto, o vinagre de maçã diminui a decomposição no organismo humano e por isso retarda as dificuldades na idade avançada, previne a putrefação nos intestinos e cura ou previne o início de muitas doenças.
Caso o paciente ingira 2 colheres de chá de vinagre de maçã diluídas em 1 copo de água, durante as refeições, ele vai perceber, no final de 2 meses ou menos, que suas excretas não têm mais odor desagradável.
Auto-Intoxicação
O vinagre de maçã previne a auto-intoxicação (condição promotora de doença), da qual muitas pessoas sofrem em diferentes níveis.
Um das razões é sua ação sobre o fígado, responsável por desintoxicar o organismo dos venenos acumulados nos órgãos e aumentar sua eliminação do corpo. Pode ser considerado um remédio para o fígado sem ter aquelas desvantagens dos medicamentos usados na maioria das vezes.
Para uma eliminação melhor, precisa-se de pectina, que absorve água para formar o bolo fecal no intestino, sendo um agente espessante. Como a pectina é um ingrediente do vinagre de maçã, isso pode explicar sua capacidade de promover saúde no intestino, efeito similar ao consumo de sementes de linhaça com água antes de dormir.
Este tratamento com sementes de linhaça não será necessário na maioria dos casos, se o vinagre de maçã diluído for tomado. O tratamento com vinagre de maçã faz com que a pessoa fique satisfeita com menor quantidade de comida.
Azia: Em casos de azia, sensação de queimação 1 ou 2 horas após as refeições, pode-se usar o vinagre de maçã diluído. Assim, a azia pode desaparecer por completo ou ao menos diminuir.
Gosto ruim: Quando um gosto ruim na boca logo ao amanhecer é notado, pode-se fazer um bochecho com 1 colher de chá de vinagre de maçã em 1 copo de água, o que rapidamente vai solucionar o problema.
Soluços: Quando não forem conseqüência de uma condição mais séria, podem ser aliviados tomando-se 1 colher de chá de vinagre de maçã puro.
Urina: Em casos onde a pessoa bebe muito líquido, o vinagre também pode ajudar, sendo ingerido, de maneira diluída, durante as refeições, o que diminui a sensação de sede entre elas. Além disso, também reduz aquelas sensação de fome exagerada, caso uma refeição seja omitida. Caso sejam adicionadas 2 colheres de chá de mel, melhor ainda, pois a combinação destes dois alimentos tem sido considerada completa.
Cabelo
A queda de cabelo é normal em algumas épocas do ano. Mas, se os cabelos não voltarem a crescer, o período de queda for muito grande ou o cabelo se tornar muito fino, isto é sinal de um metabolismo deficiente e um estado anormal.
Repetidas observações provaram que o vinagre de maçã diluído, tomado durante ou entre as refeições (1 colher de chá em 1 copo de água), faz com que o cabelo não só pare de cair, mas irá crescer mais rapidamente e mais grosso, especialmente se 1 colher de chá de rabanete é tomado junto com as duas principais refeições. O efeito desejado ocorrerá após 1 ou 2 meses.
A queda de cabelo ocorre primariamente a um deficiência de cloreto de sódio, fosfato de cálcio, fosfato de silício ou sulfato de cálcio. Portanto, o vinagre de maçã com as suas propriedades anteriormente denominadas, restabelece o equilíbrio, supre as necessidades, levando, assim, à cura, se o tratamento for persistido durante algum tempo. Inclusive, adverte-se que o tratamento deveria ser continuado após melhora, para evitar a recorrência do problema.
Unhas: Quando as unhas tornam-se muito finas, frágeis, rompem-se com facilidade, curvam-se, descascam, quebram, possuem manchas brancas ou demonstram outro tipo de anormalidade, é sinal de um metabolismo deficiente. Pessoas com unhas defeituosas repararam que após o uso do vinagre de maçã diluído para tratamento de outra doença, suas unhas também melhoravam.
Dentes e Boca Seca
O tratamento com vinagre de maçã diluído têm demonstrado efeitos positivos nos dentes, pois melhora o metabolismo do Cálcio. Outros estudos também demonstram seus efeitos na prevenção de cáries e principalmente na prevenção ou redução da formação de placas.
Para este propósito, deve-se adicionar 1 colher de chá de vinagre de maçã a 1 copo de água, fazendo um bochecho com a mistura, ou até mesmo escovando os dentes com a mistura, de manhã e à noite.
Para boca seca são indicados bochechos freqüentes da mistura (1 colher de chá de vinagre de maçã em 1 copo de água).
Quando há sangramentos de gengiva freqüentes, deve-se tomar o vinagre de maçã diluído durante as refeições e bochechos como acima explicados.
Falta de lubrificação nas Articulações
Quando começam os “barulhos” nas articulações em qualquer parte do corpo, deve-se tomar o vinagre de maçã diluído durante as refeições, sendo que melhoras já são observadas após 1 mês. Mas, em casos de depósito de cálcio, como os casos de bursite, o resultado pode ser um pouco mais demorado, levando cerca de 2 meses para melhorar.
A falta de lubrificação nas articulações começa a manifestar-se quando há uma deficiência mínima de cloreto de sódio no organismo. Isso soa estranho, pois a maioria das pessoas consome sal (algumas delas, até sal em excesso).
Mas o sal usado como condimento e o sal triturado têm efeitos muito diferentes. O corpo humano só pode absorver o sal nas pequenas quantidades encontradas na natureza. Sendo assim, mesmo uma pessoa que consome sal em grandes quantidades pode estar deficiente em sal. Excesso do sal comum desequilibra o metabolismo do corpo, sendo melhor reduzir seu consumo a um mínimo e deixar que o tratamento à base de vinagre de maçã faça o seu trabalho.
Tontura
A tontura pode ocorrer por diversas causas, sendo algumas sérias, e outras passageiras, como desordens do estômago e do fígado. Problemas do coração, anemia ou algum distúrbio no cérebro também podem causar tonturas, sendo que estes problemas necessitam de um tratamento especial.
Quando anemia ou o coração estão envolvidos, têm-se demonstrado que o consumo de melado funciona como um tônico cardíaco.
Cardíacos deveriam sempre usar mel no lugar de geléia, devido às propriedades valiosas que possui e que serão discutidas posteriormente.
Em casos de anemia, têm-se provado que o melado é curativo.
Mesmo nestes casos mais graves, o tratamento com vinagre de maçã diluído pode ser usado como coadjuvante no tratamento principal.
Caso a tontura não esteja associada a doenças mais sérias, a ingestão do vinagre de maçã diluído durante as refeições pode trazer a cura após 4 ou 8 semanas.
Quando a tontura está associada à hemorragia no ouvido interno, como o vinagre de maçã têm propriedades de prevenir e curar sangramentos, ele pode e deve ser usado nesses casos e bons resultados serão obtidos.
Erupções alérgicas de pele/Urtiga
Para esta condição, o vinagre de maçã diluído deve ser tomado durante as refeições antes que a situação piore. Normalmente estas erupções ocorrem como resultado da ingestão de um alimento envenenado e, como foi visto anteriormente, o vinagre de maçã era recomendado em casos de intoxicação alimentar.
Eczemas
O vinagre de maçã diluído deve ser tomado junto com as refeições e o vinagre, também diluído, aplicado sobre a pele.
Normalmente ocorre por deficiência de cloreto de potássio no organismo, especialmente se for do tipo fibroso. E o Potássio é encontrado na maçã, não sendo perdido durante o processamento do vinagre.
Por outro lado, o tipo seco do eczema normalmente é conseqüência de um excesso de consumo de sal comum, sendo que este hábito deve ser descontinuado se for o caso deste tipo de eczema.
Para acelerar a cura deste segundo tipo de eczema, devemos prestar atenção na dieta. O tratamento do eczema com óleos de supressão são um verdadeiro crime contra a natureza, pois a pele está eliminando toxinas e uma supressão do processo poderia levar ao acúmulo de toxinas no organismo.
Caspa: O vinagre de maçã diluído deve ser aplicado no couro cabeludo.
Calor do Verão: O vinagre de maçã reduz a fadiga e o cansaço dos dias de calor excessivo.
Insônia
Deve-se tomar 2 colheres de chá de vinagre de maçã e 2 colheres de chá de mel em 1 copo de água antes de dormir. Um outro copo com a mistura deve ser posto ao lado da cama, caso o paciente acorde durante a noite. A melhora ocorre devido a elementos contidos nas duas substâncias.
A primeira causa de insônia parece ser uma deficiência de fosfato de potássio e fosfato de ferro, podendo ser deficiência de fosfato de magnésio em alguns casos. Também problemas deixam as pessoas acordadas, mas também este problema será amenizado em caso de reposição do fosfato de potássio.
Vale lembrar que os soníferos não curam a causa da insônia e sim seu efeito e assim que o paciente parar com o uso deles, a insônia retorna. Porém, devemos considerar que são úteis em casos de doenças graves. Os soníferos são formadores de hábitos: primeiro quebram o hábito de não dormir e, se tomados durante um tempo um pouco maior, seu uso torna-se hábito. Assim, apenas transformam um hábito em outro.
Caso o tratamento com vinagre de maçã diluído não surta o efeito esperado, um homeopata deve ser consultado.
Febre Alta/Problemas no Coração/Colite/Neurite: Tomar 2 colheres de vinagre de maçã em 1 copo de água durante as refeições e 2 colheres de mel também com as refeições, ou adicionado ao vinagre de maçã diluído ou à comida.
Artrite: Usar a combinação vinagre de maçã com mel, a cura poderia ter sido mais rápida ainda. Pode-se aliar o uso do melado. Juntamente com o tratamento de vinagre de maçã com mel, pode-se sugerir 2 copos diários de chá de cebolinha, tomado frio, que também ajuda na cura da artrite.
Fumo: Apesar do vinagre de maçã ser um antídoto contra o tabaco, assim como outros vinagres, isso não quer dizer que também contenha os efeitos deletérios dos aditivos químicos do cigarro.
Unguento para Incapacidades de andar normalmente: Misture uma gema de ovo com 1 colher de chá de vinagre de maçã. Aplique sobre a pele, esfregando bem para aliviar.
Trepadeira venenosa: Misture partes iguais de água e vinagre de maçã e aplique freqüentemente sobre a área afetada e deixe secar sobre a pele.
Herpes-zóster: Aplique vinagre de maçã puro sobre a pele afetada 4 vezes ao dia e 3 vezes durante a noite, em caso de o indivíduos estar acordado. A sensação de dor e ardor vai reduzir bastante após a aplicação do vinagre, que ajudará na sua cura total.
Suores noturnos: Nestes casos, esfregue um pouco de vinagre de maçã em todo o corpo antes de se deitar.
Queimaduras: Vinagre de maçã puro aplicado sobre a queimadura, reduzirá seu ardor e inflamação.
Para reduzir varicoses (veias varicosas)
Aplique vinagre de maçã puro sobre as varicoses de manhã e de noite. Redução das varicoses será percebida no final do primeiro mês. Em adição à aplicação direta de vinagre de maçã, deve-se ainda, tomar 1 copo de água com 2 colheres de chá de vinagre de maçã, 2 vezes ao dia.
Naturopatas estão cada vez mais certos de que não é apenas o excesso de alimentos que ingerimos nos países desenvolvidos, mas também a falta de outros alimentos que causa as doenças atuais.
Hoje em dia ocorre uma ingestão excessiva de alimentos processados, ou seja, alimentos refinados, que até podem levar a uma nutrição do corpo e nos manter vivos. Porém, precisamos de mais do que apenas nutrição para mantermos a nossa saúde, nos conduzir à longevidade e prevenir a obesidade, condição bastante indesejável.
Uma pessoa não pode ser considerada saudável caso seu metabolismo esteja deficiente. Um metabolismo deficiente reflete-se no surgimento de gordura localizada, no afinamento do cabelo, quando dentes tornam-se careados, quando os olhos tornam-se facilmente cansados, quando a audição é reduzida, quando as unhas tornam-se frágeis, quando as articulações começam a doer, sem falar no surgimento de doenças.
E o vinagre de maçã pode auxiliar no restabelecimento do equilíbrio deste metabolismo.
Devemos lembrar aqui que o vinagre de maçã, mel e melado não podem realizar milagres, não podendo conter vícios malignos e não podendo substituir tratamentos de doenças mais sérias.
Além disso, não existe algo que possa se adaptar a todas as pessoas, podendo algumas apresentar intolerâncias. Porém, pode-se dizer que pessoas que sofrem de estranhas idiossincrasias são uma exceção à regra. Porém, o vinagre de maçã parece ser um líquido natural que até crianças podem precisar.
O vinagre de maçã é um ingrediente poderoso, com muitas propriedades medicinais.
O bom é que ele está presente na maioria das cozinhas e pode ser usado não só na culinária, como também como parte do kit de primeiros socorros.
O vinagre de maçã é totalmente natural, mas é preciso obter um vinagre de boa qualidade, de preferência orgânico.
Lista de 42 benefícios desse vinagre:
Como remédio natural:
1. Trata prisão de ventre e inchaço: seu nível de acidez é próximo ao ácido clorídrico, por isso ajuda na digestão de alimentos. Basta adicionar uma colher (sopa) de vinagre ao seu chá ou qualquer outra bebida e consumir antes das principais refeições.
2. Melhora a energia: um pouco de vinagre na água ou no chá já garante energia para o dia inteiro.
3. Desintoxicação hepática: adicione duas colheres (chá) de vinagre de maçã em 250 ml de água quente. E então, beba o remédio, antes do café da manhã, para desintoxicar o fígado.
4. Trata a azia: se você não sabe, a azia é causada pela incapacidade do nosso corpo em produzir ácido estomacal suficiente. Para resolver o problema, misture uma colher (sopa) de vinagre de maçã e uma pequena quantidade de mel cru. Em seguida, beba.
5. Alivia queimadura solar: prepare um banho morno, adicionando dois copos de vinagre de maçã. Feito isso, mergulhe nele por 10 minutos para restaurar o pH normal da pele e acalmar o desconforto.
6. Trata infecções fúngicas: vinagre de maçã é muito útil para combater infecções externas, como pé-de-atleta. Basta aplicar um bola de algodão, umedecida com o vinagre, na área afetada. Ou, se preferir, pode aplicar a mistura de vinagre de maçã com água, numa proporção de 1:5. E mergulhar, por 30 minutos, diariamente, a área a ser tratada.
7. Alivia Músculos Doridos: isso pode ocorrer por excesso de esforço. Tome uma colher (sopa) de vinagre de maçã misturada com água. Se achar melhor, tome um banho quente com duas xícaras de vinagre por 20 minutos.
8. Alergia: beba um copo de água com um colher (sopa) de mel orgânico e uma colher (sopa) de vinagre de maçã.
9. Cândida: existem mais de 15 tipos de leveduras (cândida) que afetam os seres humanos. Para tratar, aplique o vinagre, de preferência diluído na água, em caso de peles sensíveis, na área externa.
10. Combate a sensibilidade à insulina: vinagre de maçã regula o metabolismo da glicose e estabiliza os níveis de açúcar no sangue. Adicione um pouco do vinagre em um copo de água morna. Depois é só beber, sempre antes das refeições – isso ajudará a controlar a diabetes.
11. Suaviza a gota: O vinagre é um dos remédios naturais mais eficazes para a inflamação. Para você ter ideia, ele dissolve o ácido úrico que se acumula nas articulações e provoca gota. Adicione três colheres (sopa) de vinagre de maçã a um copo de água. Consumir este remédio três vezes ao dia.
12. Melhora o fluxo linfático: adicione meia colher (sopa) de vinagre de maçã e um pouco de suco de limão a um copo de água. Em seguida, beba para aumentar o fluxo de sangue e linfa.
13. Acalma queimaduras: aplique um pouco de vinagre nos pontos dolorosos, isso aliviará imediatamente a dor. No entanto, não use em feridas abertas ou queimaduras de segundo e terceiro graus.
14. Trata hematomas: Para acelerar o processo de cicatrização de hematomas, aqueça uma xícara de vinagre de maçã e acrescente uma colher (chá) de sal marinho. Aplique esta mistura sobre as contusões, como uma compressa quente.
15. Trata dor de garganta: o vinagre de maçã tem potentes propriedades antibacterianas. Isso faz com que os agentes que causam dor na garganta sejam eliminados. Combine o vinagre com mel orgânico e você vai facilmente resolver o problema. Misture uma colher (chá) de vinagre, uma colher (chá) de pimenta caiena, e 3 colheres (chá) de mel puro. Em seguida, adicione a mistura num copo de água morna. Mexa e beba este remédio até que acabe a dor na garganta.
16.Trata dor de estômago: O vinagre de maçã trata eficazmente dor de estômago e náusea. Misture 2 colheres (sopa) de vinagre de maçã, 1 colher (sopa) de suco de limão e 1 colher de sopa de gengibre (ralado) e prepare uma pasta. Em seguida, adicione um pouco de mel para adocicá-lo e consumi-lo.
17. Combate constipação no pulmão: adicione uma colher (sopa) de vinagre de maçã num copo de água morna. Depois é só beber – isso vai acabar com o muco.
18. Fadiga de treino: após o exercício físico, adicione uma colher (sopa) de vinagre de maçã num copo de água. Tome a mistura. Assim, você vai alcalinizar o corpo e lutar contra o ácido láctico, além de tratar com sucesso a fadiga e regenerar seus músculos.
19. Trata infecção de fungos em unhas: mergulhe suas unhas em um meia de vinagre de maçã por vinte minutos para combater a infecção por fungos.
20. Ajuda na perda de peso: O vinagre é rico em fibras e ácido acético, isso quer dizer que ele proporciona uma sensação de saciedade. Assim, você deve beber um copo de água morna com meia colher (sopa) de vinagre, diariamente, antes de cada refeição.
21. Suaviza comichão: mergulhe um cotonete no vinagre de maçã e aplique sobre a área afetada.
22. Alívio de cãibras musculares: aplique um pouco de vinagre de maçã nas áreas dolorosas e massageie para reduzir a dor.
Como produto de beleza
23. Condicionador de cabelo: você deve misturar uma xícara de água, uma colher (sopa) de vinagre de maçã e 5 gotas de óleo de laranja. Em seguida, aplique a mistura nos cabelos, previamente lavados com xampu, e deixe agir por 5 minutos. Passado esse tempo, enxágue com água corrente.
24. Desodorante Natural: Lavar a área problemática e secar. Em seguida, aplique vinagre de maçã diluído em água e deixe-o até ficar seco para remover mau odor. Isso também irá desintoxicar as axilas dos produtos químicos nocivos encontrados em desodorantes comerciais.
25. Combate acnes: não só isso, como também a pele oleosa. O vinagre é excelente para restaurar os níveis de pH natural da pele. Basta molhar um pedaço de algodão numa mistura de água e vinagre de maçã (proporção 3: 1) e aplicar no rosto. Se a sua pele é sensível, lave depois de dez minutos. Caso contrário, você pode deixar sem enxágue.
26. Previne mau hálito: Mau hálito é o resultado na presença de bactérias perigosas na boca. Para tratar, você deve misturar uma xícara de água e uma colher (sopa) de vinagre de maçã. Gargareje por 15 segundos. Em seguida, enxágue com água pura.
27. Combate caspa: A caspa é causada geralmente por infecções fúngicas e pele irritada. Felizmente, o vinagre tem potentes propriedades antifúngicas e regula os níveis de pH da pele. Assim, você deve lavar o cabelo com água e vinagre, em quantidades iguais, antes de aplicar o condicionador. Em seguida, deixe agir por 15 minutos e depois lave normalmente. Repita diariamente todos os dias.
28. Clareamento dos dentes: Vinagre de maçã pode danificar o esmalte é aplicado diretamente sobre os dentes. Então, você deve diluir três colheres (sopa) deste vinagre em um copo de água e usá-lo como um clareador natural. Em seguida, apenas enxágue com água pura.
29. Banho de desintoxicação: Para desfrutar de um banho relaxante, calmante e regenerativo, adicione uma xícara de vinagre de maçã orgânico e uma xícara de sal Epsom no seu banho, bem como dez gotas de óleo essencial de lavanda.
30. Pós-barba natural: Para evitar erupções cutâneas após o barbear, bem como pelos encravados, misture uma colher (sopa) de água e uma colher de sopa de vinagre de maçã e aplique esta combinação no rosto. Você não precisa lavá-lo.
31. Tônico Facial: Misture uma colher de chá de vinagre de maçã e uma colher de chá de água e aplique no rosto com um algodão. No caso de pele sensível, adicione mais água. Deixe agir até ficar seco e, em seguida, aplique um pouco de óleo de coco. Repita isso diariamente.
Como produto de cozinha
32. Realça o sabor das especiarias: Se você não gosta do sabor da refeição que você acabou de preparar, adicione uma colher ( chá) de vinagre para equilibrar os sabores.
33. Enriquece os alimentos: você pode usá-lo nos molhos, sopas, caldos e vitaminas.
34. Purifica legumes e frutas: como esses alimentos podem ser muito carregados com produtos químicos, como pesticidas, você pode usar vinagre de maçã para lavá-los. Basta misturá-lo com água em quantidades iguais e pulverizar sobre as frutas e legumes. Em seguida, enxágue com água pura.
35. Limpador de louça: Adicione duas colheres (sopa) de vinagre de maçã em sua máquina de lavar louça, e você vai facilmente se livrar de manchas e gorduras.
Como produto doméstico
36. Desinfeta a casa: adicione água morna e vinagre de maçã em quantidades iguais em um frasco de spray. Você também pode adicionar de 5 a 10 gotas de algum óleo essencial para melhorar o perfume e pulverizar em toda a casa.
37. Elimina ervas daninhas: o vinagre de maçã pode naturalmente exterminar ervas daninhas. Você deve misturar uma garrafa de vinagre de maçã com um copo de sal e uma pequena quantidade de detergente. Adicione o sal no frasco de spray, despeje vinagre e mexa com uma colher. Em seguida, adicione uma colher (sopa) de sabão líquido. Feche o recipiente e agite para misturar bem. Em seguida, use quando o tempo estiver quente e deixe secar. Os efeitos serão visíveis em poucos dias.
38. Mantém seus animais longe dos móveis e objetos domésticos: basta aplicar um pouco de vinagre de maçã no entorno dos móveis que deseja proteger, algumas vezes por semana. Isso funciona porque os animais tendem a odiar o cheiro do vinagre.
39. Repelente natural da pulga para animais de estimação: como é uma alternativa natural, torna-se mais seguro para os cães e gatos. Use vinagre de maçã para repelir pulgas, aplicando tanto no animal quanto nos cantinhos que ele mais frequenta.
40. Armadilha para pegar moscas: você deve misturar um pouco de vinagre de maçã e 5 gotas de sabão em uma tigela. Feito isso, coloque próximo aos alimentos.
41. Elimina manchas: para limpar as manchas das roupas, basta adicionar meia xícara de vinagre na sua máquina de lavar, juntamente com o detergente que você normalmente usa.
42. Remove mau cheiro: o vinagre de maçã acaba com fungos e bactérias que causam mau cheiro. Misture meia xícara de vinagre de maçã e metade de um copo de água e pulverize esta solução em casa para eliminar maus odores e manter a casa com um aroma agradável.
http://ifremsaude.blogspot.com.br / http://www.curapelanatureza.com.br
http://despertardegaia.blogspot.com.br
Leia também meu Blog de Receitas: