Translate

Pesquise no blog

28 de dez. de 2017

TRANSCENDENDO A CAVERNA E A MATRIX


“A natureza está ocupada criando indivíduos absolutamente únicos, enquanto a cultura inventou um único padrão com o qual todos devem se conformar. 
É grotesco”. - U. G. Krishnamurti

O padrão da cultura é semelhante a caverna que Platão descreveu e a matrix que Neo teve que superar. Como tal, nossa matrix/caverna é o padrão cultural ao qual tendemos a aderir. 

Portanto, para evoluir progressivamente (como indivíduo e como espécie), devemos transcender a caverna e superar a matrix, devemos estar dispostos a quebrar o padrão cultural. Claro, é mais fácil dizer do que fazer, porque o medo do desconhecido está sempre presente.

Aqui está o assunto: a Iniciação da alma exige a aniquilação do ego. 

Tenha em mente que não é uma destruição completa. É uma destruição criativa. Semelhante à forma como a lagarta é aniquilada no casulo e depois surge na forma de uma borboleta, uma perspectiva egocêntrica é aniquilada pela superação de um limite existencial e depois volta novamente na forma de uma alma centrada na perspectiva. 

Mas ao contrário da lagarta que age de forma instintiva para criar seu casulo, o ser humano deve atuar com coragem para criar sua fase de casulo.

Isso requer um salto de coragem. Três, em particular. A coragem de se questionar, a coragem de se destruir e a coragem de renascer. Vamos descrever eles abaixo.

Questione-se

“Aqueles que não aceitam mudar de ideia, não podem mudar nada”. 
- George Bernard Shaw

Tanto a caverna como a matrix são meta símbolos para ilusões inquestionáveis. Um ego que se forma sem a capacidade de questionar permanecerá sempre inabalável (preso na caixa de suas próprias ilusões), a menos que uma força externa. algo traumático como a morte de um familiar ou uma experiência de quase morte, atue sobre ele com pressão suficiente para chutá-lo a uma fase de casulo.

Às vezes, os eventos traumáticos nos dão a coragem de nos questionarmos, mas raramente é o suficiente. Em algum momento, ainda temos que dar um impulso com coragem para questionar quem pensamos que somos. Quanto mais questionamos, mais as sombras na caverna começam a ficar borradas e a luz do Sol se aproxima. Mais a matrix começa a derreter no deserto da realidade. Mais as caixas dentro das quais costumávamos pensar no nosso interior começam a se achatar. Mais os paradigmas mentais frágeis em que nossos pensamentos estavam presos se quebram contra a robustez do nosso ceticismo. As coisas se abrem. As coisas ficam iluminadas. A providência torna-se a razão para continuar a prática de nos questionarmos a enésima potência.

Então, pergunte a si mesmo, mas não pare por aí. Mude todos os seus paradigmas. Agite todos os alicerces seguros. Refaça todos os planos desatualizados. Desmanche todas as penas excessivamente presas. Especialmente se você é o único apegado a garantir estas bases e a seguir este plano desatualizado. O mais poderoso pulo de coragem que você pode executar é tirar a espada da pergunta de sua bainha e cortar a ilusão da sua certeza.

Porque, aqui está o segredo, são ilusões em todo o caminho para baixo. Como Scott Adams disse: “A mente humana é um gerador de ilusão, não uma janela para a verdade. O melhor que qualquer ser humano pode fazer é escolher uma ilusão que o ajude a passar o dia”. A caverna em que você passa o dia. A matrix que você convive ao longo do dia. Questionar tanto a caverna quanto a matrix o deixa além de sua perspectiva egocêntrica e produz a matéria-prima necessária para desenvolver uma perspectiva centrada na alma, fornecendo o combustível para o fogo de mudanças autênticas e saudáveis.

Destrua-se

“Fuja do que é confortável. Esqueça a segurança. 
Viva onde você tem medo de viver. 
Destrua sua reputação. Seja notório”. - Rumi

Questionar-se leva você para longe. Ainda existe cultura para lidar, e a cultura é o principal suporte e permanência da caverna e da matrix. 

Você é um aspecto da cultura, como uma gota no oceano, então, você também deve ter coragem de questionar seus aspectos culturais. 

Este é provavelmente o mais assustador salto de coragem porque existe a ameaça inerente ao ostracismo. Que é uma possibilidade provável.

Antes que você possa lidar com a luz cegante de fora da caverna, antes de poder suportar a dor do deserto da realidade de fora da matrix, você deve experimentar a destruição do seu eu. Alguns chamam isto de morte do ego. 

Alguns chamam de uma noite escura da alma. 

Estamos usando a metáfora do casulo. E dentro do casulo ocorre a aniquilação absoluta do ego não iniciado (o eu ingênuo, ignorante e dependente) antes da reanimação completa do ego que é iniciado pela alma.

Devem ser feitas perguntas filosóficas profundas. Como: prefiro a dor de conhecer o deserto da realidade ou o conforto de permanecer ignorante dentro da matrix, prefiro ser beijado com as mentiras ou receber uma bofetada da verdade, prefiro a incômoda aventura de buscar o meu caminho para sair da caverna ou a segurança de permanecer preso as correntes na parede. 

Responder a estas perguntas pode ser um processo destrutivo. Mas vai ficar tudo bem. Porque se você pode sobreviver, a sabedoria de suas cicatrizes e a experiência da resistência, sua alma tornará você ainda mais capaz de ser iluminado pela luz do Sol fora da caverna e se mover na dureza do deserto da realidade fora da matrix.

Então destrua a versão de você que se apega às suas correntes. Aniquile o aspecto de você que ignorantemente discute os pontos da desilusão. 

Derrube e altere todos os tronos. Especialmente se o seu orgulho for mantido refém. Elimine os rótulos do próprio Deus, se for necessário. 

Como Dostoiévski declarou profundamente: “O homem simplesmente inventou Deus para não se matar. Essa é a soma da história universal até este momento”. De fato. Então destrua o Deus que as ilusões lhe venderam. 

Depois, reinvente Deus/Criador/Fonte. É tudo você de qualquer maneira, você é parte dele. 

Seja a Fênix. Ressurgindo das cinzas, e então levante-se uma versão mais forte e mais robusta de você, preparado para se adaptar e superar as vicissitudes da vida.

Resultado de imagem para time deviantart

Renasça Novamente

“A ideia de um segundo nascimento é encontrada em todos os momentos e em todos os lugares”. - Jung

Ser guiado pela alma é ser iluminado pela verdade. É ver autenticamente a luz solar. Estar realmente sentindo a dureza do deserto da realidade. É a capacidade de renascermos ciclicamente, novamente e novamente. 

O que é a verdade ? 

A verdade é que antes, estávamos presos pelo medo e não estávamos conscientes da nossa ilusão, enquanto que agora, no auge cósmico do nosso renascimento, somos livres para questionar nossas ilusões e, portanto, ficar à frente do medo. 

Podemos olhar para trás em nosso caminho e ver como nossa codependência (caverna/matrix) se dissolveu na independência (na fase do casulo) que se dissolveu em interdependência com todos (renascimento). E agora estamos preparados para superar nossas ilusões (transcendência).

As ilusões ainda estão lá, é claro, porque as ilusões estarão sempre lá. As ilusões são uma estratégia de sobrevivência para uma criatura que sabe que sabe, que sabe que seu corpo vai morrer, que deve lidar com a pequenez de viver em um Universo incomensurável e a finitude de saber que o seu corpo está destinada a morrer apesar de ter o infinito em seu coração. 

Como Berdyaev citou: “O homem é uma criatura finita e limitada, mas ele mantém o infinito dentro dele, e ele exige o infinito como seu objetivo”.

Mas pelo menos, não somos mais escravos das nossas ilusões. Não somos mais escravos do medo. 

Ganhamos a capacidade transcendente de questionar nossas ilusões e desafiar nossos medos. 

Ganhamos os recursos espirituais para sermos flexíveis e robustos contra a falta de sentido inerente da realidade. 

Nós garantimos a habilidade existencial de abraçar o infinito em nosso coração e mantê-lo contra a falta de sentido do Universo, declarando que isto é significativo para nós.

©Gary ‘Z’ McGee

Fonte: http://www.wakingtimes.com/2017/12/22/transcending-cave-matrix/

Tradução: https://portal2013br.wordpress.com

http://despertardegaia.blogspot.com.br/

...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post ? Comente !

O visitante tem liberdade para se expressar sobre os temas ou assuntos publicados neste Blog, porém não serão aceitos:

1. Comentários considerados difamatórios e ofensivos, contendo linguagem imprópria e deselegante;

2. Comentários que, por sua publicação repetitiva, tenham a intenção de “boicotar” o tema em foco;

3. Comentários referentes a artigos reproduzidos de outras fontes e direcionados aos autores, bem como não serão reencaminhados à fonte original, sempre citada no blog.

4. Comentários contendo Links promocionais de sites ou blogs. E-mails pessoais, telefones de contato.

5. Comentários Anônimos.

Tentarei responder seu comentário mediante disponibilidade de tempo.

Obrigado ! Paz e Luz em Gaia

...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

♥ Postagens Populares