Translate

Pesquise no blog

5 de dez. de 2012

EM PAZ COM O SEU SONO E COM SEU CORPO


Nada como uma noite bem dormida... Além de nos encher de disposição e energia, ela ajuda a melhorar o humor. Mas será que dormir bem traz mais alguma vantagem pra nossa saúde?

Sim, com certeza! Enquanto dormimos, nosso corpo produz várias substâncias, uma delas é o tal hormônio do crescimento, que muitos chamam de GH (do inglês “growth hormone”). Ele é um grande aliado da saúde dos nossos ossos. Mas não pára por aí. O que pouca gente sabe é que o GH também participa do equilíbrio do nosso peso. Traduzindo tudo isso, ele ajuda a manter o peso em dia, evitando naturalmente que as famosas gordurinhas em excesso se instalem no corpo*.

Outra coisa importante que acontece durante o sono é a produção do “hormônio do estresse”. O nome certo dele é cortisol**, mas o que importa mesmo é que quem dorme pouco, produz cortisol além da conta, e isso pode aumentar a vontade de comer (é a famosa compulsão, especialmente por carboidratos como pães, doces e massas, que geralmente aparece mais no final do dia).


Bom, já deu pra gente entender que dormir bem é mais do que um prazer, não é? O sono ajuda a manter o corpo equilibrado. Então, se suas noites não estão lá muito bem dormidas, vale a pena dar uma olhada nessas dicas pra ajudar a melhorar seu sono:

- o silêncio ajuda a relaxar, então evite qualquer barulhinho, por menor que seja, na hora de dormir. Nada de TV ligada ou aparelho de som, por exemplo. E caso tenha muito barulho vindo de fora da sua casa, vale a pena começar a pensar em colocar um isolamento acústico na janela do quarto;

- você dorme sempre com alguma luzinha acesa? Então antes de mais nada, está na hora de saber que qualquer luminosidade (mesmo as que parecem inofensivas, como da lâmpada do abajur ou do outro cômodo da casa) faz com que nosso organismo produza menos metolanina do que deveria. E pra quem não sabe, a metolanina é a substância que nos dá a vontade de dormir e que faz a gente relaxar profundamente. Por isso, quanto mais escuro seu quarto estiver, melhor;

- aparelhos eletrônicos (como computador, TV, celular...) ficam muito melhores em outros lugares da casa, mas não no seu quarto. Parece exagero dizer isso, mas a verdade é que eles emitem ondas eletromagnéticas (mesmo desligados!) que podem causar insônia por atrapalhar a produção das substâncias que nos fazem dormir e relaxar melhor;

- o negócio é não ficar parado! Se você ainda não faz atividade física regularmente, comece a pensar melhor nesse assunto. Escolha alguma atividade de que gosta e procure um profissional de educação física pra orientar seus treinos. À noite você vai sentir o corpo muito mais relaxado, aí vai ser fácil pegar no sono;

- comida leve, sono profundo. Durante o sono, o corpo usa toda a energia que pode pra essas funções de que falamos até agora (e muitas outras). Por isso, se a refeição da noite for muito “pesada”, difícil para o organismo digerir, ele vai usar mais energia pra isso, e menos para o que realmente interessa nesse momento. Então, faça uma refeição leve até 1 hora e meia antes de dormir. Pode ser um jantar regado a saladas, verduras e legumes cozidos, com uma porção pequena de grãos integrais e de uma fonte de proteínas (como o tofu, ovo ou a quinua, por exemplo);

- não tome muita água antes de ir pra cama. Afinal, ninguém gosta de ter que levantar no meio da noite pra ir ao banheiro, não é? E o problema maior nem está no incômodo de ter que levantar, mas sim em interromper o sono profundo e todo aquele trabalho que o corpo tem nesse horário. Beba pelo menos 1 litro e meio de água durante o dia (longe da hora de dormir);

- quer saber de quantas horas de sono você precisa? Na verdade, não existe regra. É só prestar atenção em quantas horas você precisa pra estar com pique total no dia seguinte. Pra ter uma idéia, a maioria das pessoas fica bem com 6 a 8 horas de sono toda noite.

Agora pra terminar, a dica que não pode faltar: prefira alimentos naturais e integrais todo dia. Além de serem os campeões da saúde, eles tem o que nosso corpo precisa pra finalmente fazermos as pazes com o travesseiro (e com a balança também!).

 * lembrando que estamos falando do GH que nosso corpo produz naturalmente, e não do artificial, que muitas vezes é vendido indiscriminadamente e traz vários efeitos colaterais.

** o cortisol é um hormônio importante, que não pode faltar no organismo, mas quando o corpo produz em excesso, pode trazer muitos problemas à saúde.

Fonte: Revista Boa Forma

http://despertardegaia.blogspot.com/

...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post ? Comente !

O visitante tem liberdade para se expressar sobre os temas ou assuntos publicados neste Blog, porém não serão aceitos:

1. Comentários considerados difamatórios e ofensivos, contendo linguagem imprópria e deselegante;

2. Comentários que, por sua publicação repetitiva, tenham a intenção de “boicotar” o tema em foco;

3. Comentários referentes a artigos reproduzidos de outras fontes e direcionados aos autores, bem como não serão reencaminhados à fonte original, sempre citada no blog.

4. Comentários contendo Links promocionais de sites ou blogs. E-mails pessoais, telefones de contato.

5. Comentários Anônimos.

Tentarei responder seu comentário mediante disponibilidade de tempo.

Obrigado ! Paz e Luz em Gaia

...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

♥ Postagens Populares