Translate

Pesquise no blog

4 de dez de 2012

DEPRESSÃO, ANGÚSTIA: Cura pela Meditação


De repente, vem aquele aperto no peito! 

Pode ser em qualquer momento, hora ou lugar. Como se uma grande mão apertasse seu peito... e vem uma sensação bem esquisita de opressão. Você quer se livrar dela, mas não consegue. O coração bate mais rápido ou então você sente uma apreensão. 

Medo do futuro? Quase como se descesse de montanha russa.... aquele friozinho na barriga terrível.

Em alguns momentos, você está bem e a apreensão surge sem pedir licença. Em outros, está associada a alguma preocupação ou sensação de insegurança. Se você vive um momento confuso ou difícil, a angústia pode se instalar na sua mente e no seu coração.

A angústia pode ser um sinalizador para a depressão. Pessoas deprimidas sentem angústia e a ansiedade pode surgir de repente. A ansiedade está associada à respiração também. A pessoa ansiosa respira muito rápido ou sente uma sensação de sufocamento, "peito apertado".

O que fazer quando você sentir esta sensação desagradável?

A angústia é mais comum nas mulheres. Quando sentir esta sensação desagradável, primeiro afaste a possibilidade de causa orgânica como: distúrbios hormonais como: menopausa, climatério, entre outros. Anemia, problemas cardíacos e depressão, por exemplo.

Geralmente, a angústia está associada à depressão e algumas pessoas são predispostas a sofrer de angústia periódica. Nem sempre quem sente angústia ocasionalmente, sofre de depressão. A angústia pode ser uma manifestação da ansiedade. A ansiedade é o receio do futuro.

A ansiedade é um recurso utilizado por nós para nos preparar, de certa forma para acontecimentos futuros. Quando temos uma prova, um encontro importante, uma decisão a tomar, podemos sentir esta sensação de apreensão. É o receio do novo e do inusitado. Nosso organismo lança mão de uma carga extra de adrenalina.

Quando estas sensações surgem e são momentâneas fazem parte do cotidiano do ser humano. Não podemos controlar os acontecimentos e isso gera medo. Podemos controlar nossas emoções; isso é tranquilizador.

Observe a frequência desta sensação desagradável. Procure observar com cuidado. O que você está pensando quando sente esta sensação? Não tenha medo da Ansiedade ou Angústia. Não tente reprimi-la, mas mude o padrão mental. Se você está pensando em algo desagradável, modifique o pensamento. Afirmações positivas ajudam bastante nesses casos. 

Afirmações como: "Sou feliz!", "Estou calmo", "Está tudo bem", "Ficará tudo bem!".

Aprenda a respirar! Os bebês respiram corretamente, nós não. Inspire pelo nariz e exale pela boca. 

Preste atenção na respiração. Esta técnica simples é naturalmente tranquilizante. A mente se tranquiliza e os músculos também.

A angústia pode estar associada a causas psicológicas como: traumas, complexos, meio ambiente repressor ou desgastante podem desencadear sensações de opressão.

A serenidade tem a ver com a Fé e o Otimismo. Fé em Deus e em si mesmo!

Uma vida saudável feita de pensamentos sadios e atividades produtivas, tem como efeito, emoções também sadias. Pense nisso! Como estão seus relacionamentos, sua vida em família, seus desejos e problemas?. Procure se autoconhecer para disciplinar seus pensamentos.

COMO MEDITAR:

DICAS

1. Eliminar Distrações

A primeira coisa que se deve certificar é que consegue ter tempo só para si, sem que ninguém possa interromper. Desligue o telemóvel, o computador, isole-se e empenhe-se neste momento só seu. Lembre-se, nem que sejam 10 ou 15 minutos, o importante é que consiga assumir este compromisso consigo própria(o) e o cumpra.


2. Organize-se e determine o tempo que vai despender


É importante estabelecer um tempo exato de meditação para não correr o risco de ser demasiado vago e eventualmente desistir. É recomendável começar de forma modesta, nas primeiras vezes, entre 5 e 15 minutos é perfeitamente razoável.


3. Descontraia


É fundamental para meditar com resultados positivos. Fazer alongamentos antes de começar vai ajudá-la(o) a descontrair e ficar mais confortável enquanto está meditando. Caso não se sinta descontraída(o), o seu corpo vai reagir durante a meditação e o exercício terá o efeito contrário.


4. Sinta-se confortável


Assim que esteja a sentir-se descontraída(o), encontre um local onde  possa sentar ou mesmo deitar. Não é obrigatório adotar a clássica posição de meditação “Lotus”. Pode sentar-se como quiser, garanta apenas que tem a coluna direita e que se sente perfeitamente confortável na posição escolhida.


5. Concentre-se


Nas primeiras sessões, a sua mente vai tender a complicar as coisas. Assim que esteja estabelecida(o), pense em algo em que se consiga concentrar, como a sua respiração, os seus músculos ou, por exemplo, uma vela. Há quem use música calma ou reprodução de sons da natureza. O importante é que a sua escolha lhe permita concentrar-se e não pensar em nada mais.

Dicas para Principiantes

Assuma o controle lentamente.


A sua mente irá querer divagar e dará por si a pensar em problemas de trabalho ou a distrair-se com assuntos do dia-a-dia. Não perca o ânimo e não se descontrole, aprenda a retomar a concentração calmamente.


Deixe os pensamentos passarem


No início, os seus pensamentos parecerão quase caóticos e vai achar que se está a deixar levar por eles, perdendo todo o sentido da meditação. Aceite que este fato é normal e só com tempo de treino vai conseguir minimizar estes picos. É, por isso, perfeitamente normal. Leve a sua consciência de volta ao ponto onde estava e vá fazendo isto sempre. Com o tempo, diminuirá os pensamentos caóticos e notará que consegue controlar melhor a forma como quer que a sua mente funcione. Isto é meditação.


Postura


Manter a coluna direita e uma boa postura é fundamental, especialmente quando está sentada(o). Permite que a energia no seu corpo flua pelo seu corpo. Não se estique demasiado, mantenha apenas uma postura que seja confortável para si e com a qual sente que se consegue abstrair o suficiente para meditar.


Sorria


Manter uma expressão de semi-sorriso enquanto medita pode influenciar os pensamentos que passam pela sua mente. Mesmo que não tenha vontade de sorrir, tente e veja o que acontece. Muitas mudanças sutis no seu físico podem influenciar substancialmente o seu humor e a forma de pensar e encarar a vida.

Melhoramento



Não se pode encarar a meditação como uma corrida. Ao meditar, você aprende a desfrutar cada segundo do processo, sem pensar no resultado final. Foque-se num melhoramento incremental. Talvez o seu objetivo possa aumentar em 10 segundos por dia no seu tempo de meditação. Esta é apenas uma das muitas formas de progredir.


Música


Para algumas pessoas, ouvir música relaxante pode ajudar com a meditação. Se para si esta for uma forma de melhorar a sua meditação, avance sem receio. Atualmente existem também CDs específicos para meditação que podem ser uma boa alternativa.


http://despertardegaia.blogspot.com/


...

2 comentários:

  1. Olá,

    gostei mto.dessa matéria, e tbém gostei dos seus blogs.

    Já estotu sendo sua seguidora!
    abç de luz
    mys

    ResponderExcluir
  2. olá
    pesquisando na net descobri este blog maravilhoso ,estou com problemas parecido com o que diz na materia .vou te seguir Beijos

    ResponderExcluir

Gostou do post ? Comente !

O visitante tem liberdade para se expressar sobre os temas ou assuntos publicados neste Blog, porém não serão aceitos:

1. Comentários considerados difamatórios e ofensivos, contendo linguagem imprópria e deselegante;

2. Comentários que, por sua publicação repetitiva, tenham a intenção de “boicotar” o tema em foco;

3. Comentários referentes a artigos reproduzidos de outras fontes e direcionados aos autores, bem como não serão reencaminhados à fonte original, sempre citada no blog.

4. Comentários contendo Links promocionais de sites ou blogs. E-mails pessoais, telefones de contato.

5. Comentários Anônimos.

Tentarei responder seu comentário mediante disponibilidade de tempo.

Obrigado ! Paz e Luz em Gaia

...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

♥ Postagens Recentes

♥ Postagens Populares

Comentários Recentes


X Files - Maravilhoso e Atemporal - Assista, clique:

Alienígenas do Passado - Todas Temporadas Assista, clique: